Associação Marcial e Desportiva Karate Portugal

QUEM SOMOS

A Associação Marcial e desportiva de Karate – Portugal, resulta da união de um conjunto de escolas com origem em várias regiões do nosso país, pela vontade expressa dos seus associados que congregam e comungam dos mesmos ideais para o karate desde a sua fundação no Ano de 2013, ainda com a designação inicial de CKCS – Clube Karate Coimbra Shukokai.

Esta associação desde a data da sua fundação teve uma grande evolução, fruto do seu dinamismo, da sua intervenção social e da sua forma de abordar o desporto como veículo formador, essencialmente junto das crianças e jovens, baseando-se em valores que fomentem o desenvolvimento conjunto e o empreendedorismo dos seus associados e das entidades que são parceiras neste propósito e missão.

A AMDK-P continuará a desenvolver-se dentro dos padrões e visão que sempre existiu no seio desta, para que com empenho, dedicação, compromisso e responsabilidade, possa assumir o seu papel e assim continuar a trabalhar para ser uma referência importante no desenvolvimento do desporto em geral e do Karate desportivo ou marcial em particular, para que a atividade desta Associação se destaque de forma consistente e reconhecida, como uma das mais relevantes no contexto do panorama português, na Europa e no Mundo.

A AMDK-P assume-se como uma entidade dinamizadora do Karate enquanto atividade marcial, desportiva, social, educativa e de lazer, tendo em conta a sua importância na formação de uma juventude que contribua para uma sociedade assente em princípios e valores, baseando a sua intervenção na área do ensino de um desporto completo. Para além da dinamização dos jovens, adultos e da terceira idade, assenta também no empreendedorismo de atividades em que o conhecimento e a formação pessoal com relevo social, tais como: a promoção da cidadania, dos direitos humanos, da educação e da cultura, que sejam aspetos fundamentais a considerar.

Sendo uma organização sem fins lucrativos, sempre se pautou por uma ação promotora do desporto de laser, de competição e de alta competição bem como uma Associação RNAJ – Registo Nacional de Associativismo Jovem, promovendo ações ativas, contribuindo para uma sociedade dinâmica, coesa, com personalidade interativa e integradora.

Esta Associação tem igualmente como uma das suas preocupações fundamentais, a inclusão de cidadãos com necessidades especiais, tendo já no seu seio praticantes/atletas com diagnóstico de autismo, o que tem permitido com êxito a sua integração e a obtenção de resultados muito positivos na sua evolução e desenvolvimento individuais ou coletivos.

MISSÃO

A AMDK-P tem como missão dinamizar, desenvolver e organizar o Karate marcial e desportivo em todas as suas dimensões e categorias, como um todo, de forma harmoniosa, assegurando a sua continuidade e crescimento em todo o território nacional, abrangendo todos os meios sociais e faixas etárias, cooperando estreitamente com os seus parceiros nacionais e internacionais, públicos e privados, numa ótica de independência e de benefício recíproco, em prol do êxito da sua missão.

Esta missão passa pela realização de várias atividades, seja esta de cariz participativo, ou como organizador. A associação funciona como plataforma de entendimento organizativo para as várias entidades e associações do país.

Sendo a sede na região do pinhal interior, permite o intercâmbio de experiência e iniciativas de interesse e de atração de e para as várias regiões do país. São atividades que mobilizam pessoas, praticantes, familiares e turistas desportivos. As atividades a que nos propomos são de âmbito nacional e internacional com abrangência pelos vários cantos do mundo praticantes de Karate.