Soke Shigeru Kimura (Kimura Shukokai)

Soke Shigeru Kimura (Shukokai)

             (Mar 1941-1995)

Soke Shigeru Kimura, nasceu em Kobe, 02 de Março de 1941. Já em criança era atlético, ambicioso e cheio de talento. O seu caminho nas artes marciais teve início no judo e no kendo, e aos 16 anos de idade iniciou a prática do karaté com o Sensei Chojiro Tani. De todos os instrutores que frequentavam o dojo de Tani, Kimura tornou-se o mais prolífero e começou a renovação de clubes de karate e/ou a inspirar outros para juntarem-se ao Shukokai.

Com apenas 21 anos de idade ganhou o “campeonato” de todos os estilos e ganhou duas  vezes os “campeonatos” de todo o Japão, apesar de seu sucesso, Sensei sempre questionou ou duvidou da eficácia de seu karaté, decidiu-se então ao estudo através do contacto com outros estudantes.

Os lutadores eram bastante rápidos mas muito menos eficazes do que tinha esperado, o que o frustrou…

   

Shukokai além do Japão  

O crescimento do Shukokai não poderia ficar contido no Japão, pelo que nos anos 70 alguns alunos “Deshi” de Tani viajaram no sentido da expansão do estilo. Um destes alunos, o mais novo era a escolha lógica para servir como embaixador do Shukokai, era um homem bem conhecido pela sua habilidade e agilidade, com um poder perfurante. Seu nome, Shigeru Kimura.

Com poucos conhecimentos de inglês, Sensei Kimura saiu de Japão em 1965, viajando através de África, onde ensinou em Zimbabwe, Moçambique, África Sul, da Europa, de Escandinávia e das Ilhas Britânicas. O primeiro país onde teve uma influência considerável no karate foi na África Sul, país este onde permaneceu por um grande período de tempo e onde o mestre desenvolveu o seu trabalho, criando escolas com grande sucesso, e instrutores bem treinados, obtendo excelentes resultados.

Já na Europa, estabeleceu-se em Inglaterra. Finalmente, em 1971, sua viagem terminou nos EUA, onde conheceu Sensei Kidachi, um Judoka de renome. Eles abriram seu primeiro Dojo que logo se tornou demasiado pequeno pelo que foi necessário chegarem rapidamente a acordo em encontrar um Dojo maior. Os dois mestres permaneceram grandes amigos e visitavam-se frequentemente.

Sensei Kimura, com um estilo reconhecido, tinha então 37 anos, um dos mais novos de sempre a ter conseguido obter a graduação de 7º Dan. Estabeleceu-se em Nova Jersey, propagando assim as técnicas originais e eficazes do Shukokai.

As técnicas do Tani-tani-ha Shito-ryu (Shukokai) que para a época já se consideravam bastante revolucionárias, acabariam por sofrer diversas modificações, introduzidas pelo Sensei Kimura. Ele continuou permanentemente a estudar as teorias e práticas da biomecânica aplicando-as ao karate Shukokai, desenvolvendo mais o Tani-Shukokai, algo que desafiou constantemente, irritado, e frustrado nunca conformado com os resultados mas sobretudo empenhado, acabou por revolucionar o Shukokai inteiro, uma e outra vez, sendo de salientar a máxima do novo conceito introduzido “Left, Rigth Gear” – “Engrenagem Esquerda e Direita”, tendo finalmente acabado por implementar suas próprias matrizes.

A maneira de praticar Shukokai difere agora consideravelmente do estilo de Tani, e é por esse motivo que é chamado o “Kimura Shukokai” o termo como é usado hoje. Em 1991, o Kimura Shukokai é praticado em 14 países por mais de 20.000 estudantes.

Em 1980, o Sensei Kimura casou com Kaoru o que lhe conferiu mais serenidade à sua vida. 

Em 1981, o Sensei organizou o primeiro “torneio” nos EUA, um evento do mundo do Shukokai que se realiza a cada dois anos. Os Karatekas do estilo Shukokai de todo o mundo passaram então a visitar regularmente o Sensei Kimura e assim a adquirirem os conhecimentos com base nas origens. Mesmo Karatekas de outros estilos também procuraram frequentemente o conselho do grande mestre.

 

Shigeru Kimura visitou regularmente as escolas de karate que tinha criado no mundo inteiro e descobriu com orgulho que muitas delas tinham crescido como árvores resistentes.

Sensei Shigeru Kimura, mesmo na sua juventude, permaneceu inovativo e aberto; sua influência está ainda actual em muitas organizações grandes de hoje.

Sensei fez exame a estudantes confidenciais (Uchi Dachi). Os primeiros tiveram uma estadia muito difícil, contudo à medida que o mestre ia desenvolvendo seus ensinamentos e dando mais técnica, acabou por se tornar mais acessível e tolerante, admitindo maior compreensão para os erros dos seus estudantes. 

Em 1987 Sensei Kimura tinha começado já a ponderar a deslocação do seu Dojo para outro local, visto que era demasiado pequeno. Assim, podia cumprir o sonho de ter um Dojo com as suas próprias matrizes, desta vez em Tenafly, NJ. Este Dojo era bonito e profissional, apetrechado com uma cozinha, um quarto da recreação, um quarto grande do treinamento e a opção de estadas onde os karatecas podiam pernoitar. 

Sensei, ainda no exercício de instruir suas escolas, viajava pelo mundo inteiro duas vezes no ano. Para nós o seu método de ensino de Shukokai era impressionante e uma oportunidade de destaque única no ano para qualquer karateca com aspirações a evoluir. Em seu último “Gasshuku” em maio de 1995, nós assistimos outra vez no salão astonished, a uma áurea mágica que estava na sua técnica. Inimitável e inigualável.  

Em 1994, o estilo Shukokai agora desenvolvido pelo Sensei Shigeru Kimura, encontrou-se e defrontou-se com as origens do estilo de Sensei Tani no “campeonato“ de Shukokai-Tani em Kobe. O grupo do Sensei Kimura ganhou quase todas as provas, na sua terra nativa, uma realização que o fizeram muito orgulhoso e provado a diferença marcada pelo seu trabalho, Poder – Velocidade – Controle

Soke Shigeru Kimura, assumia uma constante procura no aperfeiçoamento das capacidades de velocidade, poder e controlo, desenvolveu facetas próprias do estilo Shukokai, criando uma técnica forte em impacto, envolvendo o máximo de potência com o mínimo de dispêndio de energia. Revolucionou o karate Shukokai com o seu envolvimento técnico. Seus objetivos foram sempre maximizar as performances de quem pratica karaté, colocando-o dentro do contexto da arte marcial. “One Hit, One Kill”.

Sensei Kimura desenvolveu a técnica, onde as gerações seguintes de alunos continuam a ter um grande interesse pela sua essência.

Em 1989 funda a Sede do Kimura Shukokai em Tenafly no Estado de New Jersey.

 Ao longo dos anos, Sensei Kimura incentivou os seus alunos mais graduados a participar numa noite especial que viria a tornar-se nas “Thursday Nights”. Geralmente, imprevisíveis, os treinos variavam semanalmente de técnica. Ficou estabelecido que após o árduo treino, todos comeriam e beberiam juntos, inicialmente no Restaurante Japonês Myoshi e posteriormente numa sala no andar de cima do Dojo Tenafly, onde de vez enquanto preparava Sukiyaki e partilhava Saké e chá.

Discutiu muitas filosofias com aqueles que participavam nos jantares. Foi mentor da observação e correção das fraquezas, corrigindo desvios do caminho do Bushido (a via do guerreiro). Em todos os jantares insistia na melhoria, na perseverança e no compromisso com as técnicas e no caminho do Karate Shukokai.

Consultava com frequência os seus alunos mais graduados sobre quaisquer questões que pudessem causar entraves na construção dessa original família internacional. Se houvesse alguém que não fosse honesto e não tivesse o sentimento de compromisso era excluído da Escola

Sensei Kimura, cheio de planos para o futuro, morreu repentinamente vítima de um ataque de coração com a idade de 54 anos. 

Galeria