Soke Shogiro Tani (Shukokai)

                                                       

Tani-Ha Shito-Ryu Shukokai | (Jan 1921-1998) 10th Dan Hanshi     

O génesis do Shukokai

Sensei Tani começou Karaté aos 19 anos de idade, logo após a sua entrada na Universidade de Kyoto, treinado por Chojun Miyagi, fundador do Goju-Ryu. Após
obter a graduação de Nidan, Sensei Tani mudou-se para o estilo Shito-Ryu sob a orientação de Kenwa Mabuni, fundador do Shito-Ryu sendo este considerado ainda hoje um dos maiores Karatekas de todos os tempos.   

Tani foi aluno directo de grande talento “Deshi talented” de Kenwa Mabuni. Sensei Chojiro Tani, excedeu não somente profundo conhecimento da essência do Shito-ryu bem como o diligente estudo das mecânicas físicas, acabando por desenvolver e reescrever a sua própria versão de Shito-ryu, facto que alertou Mabuni atribuindo-lhe assim um “certificado de sucessão” (raramente atribuído), nomeando-o em 1948 oficialmente como. Tani-Tani-ha Shito-ryu Shukokai Kempo Karate – Renmei. Este endosso permitiu a Tani criar seu próprio grupo que ele intitulou de Shukokai, que significa “Caminho para todos“.

À época vivia-se momentos de grandes conflitos num cenário de guerra, mestre Tani foi chamado para lutar por seu país. Após a guerra começou a trabalhar num escritório de impostos, mestre Tani apercebendo-se que os jovens estavam procurando algo, começando então a ensinar Karaté num parque de estacionamento ao ar livre no centro da cidade de Kobe. Iniciou com 5 alunos mas rapidamente cresceu para mais de 100.

O Shukokai proliferou entre as equipes da faculdade nas regiões de Osaka e Kobe, no Japão e eventualmente, devido ao grau elevado de sucesso dos torneios, passou a ser identificado como um estilo orientado para a competição. Entretanto, para aqueles que fizeram do Shukokai sua maneira de vida, os conceitos de Tani e as técnicas da biomecânica eram não somente aplicáveis à competição mas também em cenários reais de “autodefesa”. Tani baseou sua evolução do karaté em três regras simples, contidos em princípios nucleares profundos:

    “Evite o movimento desnecessário”,

    “Evite a força desnecessária”,

    “Use o corpo inteiro

Os estudantes que treinaram sob a orientação de Sensei Tani descobriram que aplicando estes três princípios e através duma “posição” mais elevada e mais móvel, podiam deslocar-se com o dobro de velocidade e impacto através dos conceitos do poder do “Hip Twist” * e o “Kick Shock” **.

    “Hip Twist” – Mudança de Direcção durante um trajecto, torção ou mudança do quadril.

    “Kick Shock” – Pontapé em chicote

Mestre Tani faleceu a 11 de Janeiro de 1998. Seu filho Hiroshi foi eleito para dirigir o Shukokai e, tornando-se Chojiro Tani II.

Galeria