ESTILO


Karaté Shukokai, significa “Caminho para Todos”.

Uma tradução mais literal do nome dividido em 3 partes, significa:

          Shu: pode ser traduzido para significar “Formação”;

          Ko : pode ser traduzido para significar “Encontro de muitas pessoas, um cruzamento ou intersecção, para se unir “.

          Kai: pode ser traduzido para significar “Associação, para treinar sob um telhado”.

O “Shukokai” é um sistema tradicional de Karaté de Okinawa, que tem evoluído a partir de uma análise cuidadosa da dinâmica e dos princípios tradicionais do Karaté. A linhagem do Shukokai é descendente directa do estilo, Shito Ryu.

Shito Ryu Karate está credenciada para Soke Kenwa Mabuni (1890-1952). Mabuni, tal como muitos dos antigos Mestres do karaté, era descendente da classe dos guerreiros de Okinawan, ou Bushi.

Familiares de Mabuni que tinham servido a nobreza de Okinawan, durante centenas de anos. Aos 13 anos de idade, Mabuni tornou-se um estudante de Yasutsune “Ankou” Itosu (1830 -1915). Itosu ensinou Okinawan Shuri-Te e foi creditado como um dos Mestres que desenvolveram o Kata Pinan e foi fundamental na reorganização do sistema da escola de Okinawan nos primórdios do karaté. O próprio Itosu era um aluno de um dos mais famosos Mestres de karate de Okinawa, Sokon Matsumura (1792-1887), o antepassado de Shorin-ryu.

Durante a sua adolescência, Mabuni também estudou com Kanryo Higa (ashi) Onna (1853-1915), um professor de Naha-Te, um karaté particularmente influenciado pelos estilo chinês. Mabuni foi apresentado a Higaonna pelo seu amigo, Chojun Miyagi (fundador da Goju – Ryu Karate).

Mabuni foi um grande e respeitado agente da polícia, e em 1922 na sequência da introdução do karaté no Japão por Funakoshi muitas vezes o visitaram.

Em 1929, Mabuni mudou-se permanentemente para Osaka, ficando assim mais perto do Dai Nippon Butokukai, local central de todas as artes marciais no Japão e onde está o órgão onde todas as escolas deverão registrar oficialmente o nome do seu estilo para poderem executar o karaté.

Inicialmente, Mabuni nomeado seu estilo Hanko, significando “semi-duras”, mas no início dos anos 1930, ele foi utilizando o nome Shito-Ryu. Mabuni viveu em Osaka até 1952, dedicando a sua vida para promover o seu Shito-Ryu Karaté. Foi durante esse tempo que um de seus estudantes, Chojiro Tani foi a de aperfeiçoar ainda mais o estilo, em Shukokai Karate.